segunda-feira, 19 de setembro de 2011

OFICINAS!!!

Como de costume, o festival oferece oficinas gratuitas!Este ano contaremos com três oficinas:





Oficina Experimentação com Sombras:

Por Alice

A oficina tem como objetivo:Ribeiro, atriz e produtora, é formada em Artes Visuais pela Universidade Feevale, onde concluiu uma pós graduação em Poéticas Visuais.

  • Reconhecer os principais elementos para projetar uma sombra, suas nuances e variações;
  • Perceber como funciona nosso corpo em relação ao teatro de sombras e a variedade de possibilidades técnicas para execução das mesmas;
  • Informar sobre equipamentos de iluminação com foco nas possibilidades de refletores que podem ser construídos em casa ou na escola;
  • Construir pequenas figuras/silhuetas para exercícios com a projeção de luz.
Carga Horária : 12h
Dias:22, 23 e 24/09 das 08h às 12h
Local: UEM
Contato: UEM - Departamento de Cultura - Falar com Pedro Ochoa ou Matheus Mosqueta







OFICINA DE LUVA TÉCNICA DUPLO EIXO.

por: Jorge Miyashiro, diretor da Miyashiro Teatro de Bonecos, trabalhou com Centro Animações e Teatro de Bonecos Dr. Botica por 8 anos. Fez oficinas com o grupo El Chonchón (Argentina) , Yang Feng ( China-USA) e Grupo Sobrevento (RJ). Pesquisador da luva desenvolve em seus espetáculos o aprimoramento no desenho dos fantoches sem macular a tradição dos elementos que identificam esse tipo de boneco.
Apresentação:
Oficina técnica de manipulação do boneco de luva (fantoche) com saião e cabeça duplo eixo. Consistindo de três módulos: informação histórica e de pesquisa, construção e manipulação.

Carga horária sugerida: 12 horas.
Público alvo: maiores de 15 anos, artistas, professores, comunicadores, pedagogos, atores e interessados nessa técnica.
Turma: 15 a 20 alunos.
Local: UEM
Datas:26,27 e 28/09
Horário: 08h às 12h

Contato: UEM - Departamento de Cultura - Falar com Pedro Ochoa ou Matheus Mosqueta.







    OFICINA DE BONECOS COM DE ESPUMA

Capacitadora:
Rozze Cruz-Artista Plástica e Cenógrafa.

OBJETIVO:Compreender a importância,da auto expressâo e da auto confiança no desenvolvimento da criança,como exercicio da capacidade de sintese e critica entendendo que a criança ao inventar,reflete,pensa,e sintetiza.
Capacitar os professores no desenvolvimento de bonecos a partir de material de espuma e sua utilização na contação de histórias e no cotidiano de sala de aula.

PUBLICO ALVO: professores da educação infantil(ciclo 1),professores de artes ,cordenadores pedagógicos.
Carga: 12h
Local: Distrito de Iguatemi - Centro Catequético.
Dias: 26,27 e 28/09
Horário: 19h às 23h
Contato: no local da oficina, falar com Sueli.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PROGRAMAÇÃO GRATUITA.

A proposta do festival é disponibilizar ao público espetáculos gratuitos.




Os convites serão distribuídos sempre uma hora antes de cada espetáculo.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Bonecrônica - Cia Anima Sonho 21/09




Dia: 21/09
Horários: 15h e 20:30h
Local: Teatro Barracão


Ludicamente - Cia Merengue 22/09


O espetáculo “Ludicamente” é uma brincadeira circense onde uma atriz segue todos os conselhos deixados numa carta para ter seu próprio circo. Para isso mágico, equilibrista, animais amestrados, palhaços, contorcionista em forma de bonecos, sombras, formas animadas dão sua contribuição para atingir o objetivo. A beleza plástica da peça é incontestável, reforçada pelo figurino. A interpretação é a de uma atriz que reúne experiência, capacidade técnica, acumulando ainda intuição e emoção. Os bonecos, sombras e formas animadas fortalecem o clima poético surpreendendo magicamente.


Dia: 22/09

Horários: 14h e 20h

Local: Teatro Reviver


site da cia : http://www.teatrodebonecosolga.com.br/index.html

Louça Cinderella - Cia Gente Falante e Show de Bonecos - Cia Fantokid's 23/09

Cia Gente Falante - RS
"Louça Cinderella"

Inspirada na obra dos Irmãos Grimm e também Charles Perraut, escrita no século XIX com o nome de Gata Borralheira, esta adaptação sintética da Cia Gente Falante convertida em teatro narrativo com objetos conta a história de Cinderella, uma xícara de louça comum, sem adornos ou valor histórico, porém com conteúdo especial, sempre cheia de chás aromáticos e curativos disponíveis a e esquentar quem estivesse necessitado em noites frias do inverno.A adaptação é encenada em uma celebração de ”Chá das cinco”, evento habitual e herança dos nobres do país de Gales. Uma divertida e curta adaptação Brasileira fazendo confluirem para a mesma obra duas linguagem das artes cênicas, o teatro narrativo (contação de histórias) e o Teatro de objetos, compartilhando com o pequeno público as delícias de um happening ao redor da mesa com volta ao passado provando as delícias da valorização do conteúdo.
Dia: 23/09
Horários : 14h e 16h
Local : Casa da Cultura do Jardim Alvorada















Show de Bonecos - Cia Fantokid's

Espetáculo na forma de show. Várias performances com as mais variadas técnicas do teatro de boneco.

Dia: 23/09 (dentro da programação do convite ao teatro)
Horário: 21h
Local: Teatro Reviver





O Velho da Horta - Cia PeQuod 23/09


Espetáculo vencedor do Prêmio Maria Clara Machado de 2003 na Categoria Especial, pela excelência da confecção dos bonecos. A montagem foi realizada para comemorar, em 2002, os 500 anos da obra de Gil Vicente, o primeiro dramaturgo da língua portuguesa. Esta farsa, escrita em 1512, é protagonizada por um hortelão idoso que se apaixona por uma jovem freguesa. Embora ela não corresponda ao seu amor, o Velho acredita tê-la conquistado, enganado por uma trapaceira que se faz de intermediária do romance, apenas interessada em arrancar algum dinheiro do ingênuo hortelão.

Data: 23/09
Horários: 14h e 20h
Local: Teatro Reviver

A Carroça de Vento - Cia Filhos da Lua 25/09






Carroça de Vento é um espetáculo de Teatro de Formas Animadas para crianças que utiliza muita fantasia e humor para levar ao público a reflexão sobre o comércio ilegal de animais selvagens para tratar deste tema contemporâneo que ameaça gravemente a biodiversidade planetária, a dramaturgia coloca como protagonistas da história, duas crianças (Gruík e Sambirá) que lutam corajosamente para libertar Shib-Shib um simpático animalzinho pelu



Essa aventura teatral também propõe o estímulo de valores humanos que podem tornar a vida no planeta Terra mais bela e equilibrada: amizade, coragem e solidariedade.
do, das garras de Don Ebenézer, um poderoso empresário do ramo de casaco de peles de animais raros.




Data: 25/09


Horários: 16h e 20:30h


Local: Casa da Cultura do Jardim Alvorada




site da cia: http://www.teatrofilhosdalua.com/espetaculos_carroca.htm














MIYASHIRO TEATRO DE BONECOS:


ESPETÁCULO: Luvazine









Luvazine é o blog cênico do ator transformado em boneco. Jorginho, com a ajuda atrapalhada do “seu” Macaco, passam por diversas situações cômicas tentando fazer um teatro de bonecos “ideal”. Deliciosos momentos que agradam tanto as crianças como os adultos.


Luvazine é resultado de uma extensa pesquisa na construção de um novo boneco de luva e de um longo treinamento especializado no conhecimento de três mestres mundialmente consagrados no fantoche de luva: Yang Feng (China); Carlos Piñeiro e Miguel Oyarzun do Grupo El Chonchon (Argentina).




Datas: 25/09 - Distrito de Iguatemi - 20:30h


26/09 - Asilo São Vicente de Paula - 14h





Teatro de Caixinhas - Cia Entre Linhas 24/09 e 25/09


São dois espetáculos miniatura realizados dentro de duas pequenas caixas com a técnica do teatro de sombras. Em dois minutos é contada a história do conto "O Patinho Feio" do escritor dinamarquês Hans Christian Andersene e uma adaptação do conto O Patinho Feio, de Hans Christian Andersen. Em 2 minutos o espetáculo é apresentado individualmente podendo ocupar espaços variados, entre eles: Halls de Teatros, Praças, Bibliotecas, Parques.


Data: 24/09 e 25/09

Horário: 15h

Local: Parque do Ingá


site da cia : http://www.ciaentrelinhas.com.br/

Jacaré - Cia dos Ventos 24/09 e 25/09


O espetáculo O JACARÉ tem texto e direção de Joelson Cruz, produção da Cia dos
Ventos, e conta a história do dia-a-dia de seis animais que vivem numa floresta. Desde
que o Jacaré, personagem condutora de toda trama, muda-se para aquela região, a vida
das outras personagens (Anta, Macaco, Jabuti, Sapo e Tamanduá), torna-se um caos. O
espetáculo mostra a relação das personagens com a preservação do Meio Ambiente; fala
sobre o Poder, onde o Jacaré tenta sobrepujar pela sua força física, os outros animais,
numa reflexão sobre o convívio e a sociabilidade dos habitantes daquela floresta. Toda
essa trama é conduzida com várias músicas cantadas ao vivo.

Datas: 24/09 e 25/09
Horário: 15:00h
Local: Parque do Ingá

Portinari Pé de Mulato - Cia Articularte 26/09


Por causa do mau olhado de uma vizinha invejosa, a boneca Denise e seu Carneirinho ganham vida e caem de um quadro recém-pintado pelo vovô Portinari. O Carneirinho foge pelo mundo, em liberdade, e Denise precisa encontrá-lo antes que suas tintas sequem. Na busca, a menina passa por diversos quadros vivos de Portinari, envolvendo-se em aventuras insólitas e poéticas, tudo regado por uma seleção de alegres chorinhos brasileiros.

Para ajudar Denise em sua procura, foi criado um personagem exótico, o Guardião das Tintas, uma espécie de paleta animada, que pinta suas próprias expressões e emoções diante do público. A peça é um conto de encantamento divertido, com brincadeiras, poesia, humor e músicas cantadas ao vivo.

Indicação: crianças a partir de 4 anos de idade.


Data: 26/09

Horários: 14h e 20:30

Local: Teatro da UEM


site da cia : http://www.articularte.com.br/

BAÉ - Cia Itaércio Rocha 26/09


BAÉ – O CONTADOR DE HISTÓRIAS

Baé se propõe a tratar de histórias e cantigas populares adaptadas ao teatro de animação. Conta a trajetória de um personagem, Baé e de suas histórias que são cantadas e de canções que são contadas com o uso de diferentes formas de animação. O contador vai fazendo desfilar através de objetos, bonecos de sombra, de vara e de balcão os personagens e as ações dos contos em um jogo em que a platéia é parte fundamental com sua cumplicidade pois o jogo se estabelece com ela de forma direta. A manipulação se faz às claras com a audiência assistindo toda a animação e o desenrolar do texto.

-

Criação e Atuação: Itaercio Rocha

Músico: Gabriela Bruel

Bonecos: Itaercio Rocha, Edson Naindorf, Eduardo Schotten e Ariosvaldo Cruz

Produção e Iluminação: Eduardo Schotten


Data: 26/09

Horários: 14h e 20:00h

Local: Teatro Reviver


terça-feira, 13 de setembro de 2011

Circo dos Objetos - Cia Mariza Basso 27/09

Sons, cores e movimentos se fundem e, de repente, de um guarda chuva temos a lona. A alegria do Circo está no ar, nas formas e no ritmo dos mais variados objetos. Como num passe de mágica, escovas, baldes, vassouras, desentupidores de pia, tecidos e

espanadores vão se transformando em personagens circenses, ganhando alma e encantando o público.

Junta-se um balde e um snorkel e eis o apresentador. Um espanador e uma roldana revelam a alma da equilibrista na perigosíssima travessia de uma trena. De um penico e um tapete surge a alegria do circo: o palhaço.

Cada objeto apaixonadamente manipulado - ora por duas, ora por quatro mãos - tem explorada sua multiplicidade. Juntos vão se transformando e estimulando o imaginário

do público. Dos nós de um tecido nasce delicadamente o contorcionista. As luzes da lanterna conduzidas agilmente pelo manipulador fazem o show do globo da morte! Respeitável público: Eis o Circo dos Objetos! Mais que um especulo, um ritual imprevisível que estimula a criatividade e homenageia o circo.


Data: 27/09
Horários: 14h e 20:00h
Local: Teatro Reviver

Aventuras Possíveis - Cia Auto Peças 27/09 e Cia Manipulando

"Aventuras Possíveis":

Você já teve a sensação de sonhar acordado? Ou, ao contrário, sonhou com tantos detalhes que, por um instante, pensou estar acordado?

“Aventuras Possíveis” é sobre situações fantásticas que cruzam livremente o limite entre a “realidade” e o sonho.

Já imaginou acordar pela manhã e falar uma língua desconhecida, que ninguém entende? De porventura abrir a torneira da pia e literalmente entrar pelo cano? Situações que podem acontecer, tanto em sonho quanto na realidade. Já não lh


Estas são algumas das aventuras que o Grupo Teatral Auto-Peças tem o prazer de apresentar neste espetáculo. Fazendo um convite a um mergulho no universo psicodélico de Ignacio de Loyola Brandão, autor inspiração desse grupo de brincantes.
e aconteceu de sentir uma vontade imensa de gritar, gritar! Gritar o mais alto que puder?


Dia: 27/09

Horários: 14h e 20:30h

Local: Teatro da UEM

blog da cia : http://gtautopecas.blogspot.com/









Cia manipulando – Teatro de Bonecos e formas animadas

Apresenta

O FABULOSO CIRCO DE COISAS”


“O Fabuloso Circo de Coisas” conta a história de um relacionamento entre pai e filho. Um homem que tem por mania e necessidade recolher as mais diversas coisas e um filho que tem vergonha do que dizem sobre o seu pai. Um dia, o pai descobre como demonstrar ao filho que o ama construindo um diferente e fabuloso circo.



Ficha Técnica:

Atores Manipuladores: Danilo Furlan e Karla Morelli.

Bonecos e cenografia: Danilo e Luiz Furlan.

Figurinos : Ana Braz.

Data:27/09

Horário: 15:30h

Local: Ala Pediátrica do Hospital Universitário

Anjo de Papel - Cia Fios de Sombra 28/09

Barras de alumínio, dez refletores, algumas placas de PVC, dois atores-manipuladores, 40 figuras... Esses são os ingredientes de um sonho de papel. Dessa fórmula aparentemente fria, nasce a história de Clara, uma velha mulher que vagueia sozinha entre pilhas e mais pilhas de papel amontoados na beira da cidade. Marginalizada, ela vive em seu mundo de sonhos criados com recortes surgidos a partir desse meio, até que um dia um anjo, também de papel, cai em sua vida.

Assim, Anjo de Papel conta uma historia lúdica, sensível, emocionante que enche os olhos com suas belas imagens compostas com luzes precisas, trilha sonora impecável, e narração que beira uma canção de ninar, trazendo os sonhos às nossas vistas, tronando-os quase reais.

Atraves da milenar técnica de teatro de sombras e transparências, é apresentada de maneira muito poética, a mais pura das relações humanas, um carinho materno de Clara para com o Anjo.


Dia: 28/09

Horários: 14h e 20:00h

Local: Teatro Reviver


site da cia : http://www.fiosdesombra.com.br/




















O menino que ganhou uma boneca
Cia Tipos e Caras - Maringá

“O menino que ganhou uma boneca” conta a história de Paulinho, um garoto que ganha de presente na sua festa de cinco anos, uma boneca. O pacote estava misturado entre os outros presentes e ninguém assume a autoria. O garoto gosta da boneca, mas se vê numa situação constrangedora diante dos amiguinhos.

No decorrer do espetáculo, que é uma mistura de atores e fantoches, Paulinho passa a observar as situações do cotidiano e começa a levantar alguns questionamentos como: porvquê menino não pode brincar de boneca? E vai descobrindo que os brinquedos são um treinamento para a vida adulta e que a boneca é uma ferramenta para se exercitar a paternidade.

Data: 28/09

Horários: 14h e 20:30h

Local : Teatro da UEM